Certamente você já deve ter visto pontos de coleta de tampinhas de garrafas plásticas. Na cidade de São Paulo, especificamente, estes pontos estão presentes em muitas estações de Metrô.
Uma matéria da EXAME se dedicou a conhecer o destino dessas tampinhas, que é parte do projeto Tampinha Legal.
E o texto ainda destaca: Case de sucesso em economia circular, programa já recolheu mais de 638 milhões de tampas, evitando a emissão de 2.250 toneladas de CO2
Confira a reportagem completa: Para que servem as tampinhas plásticas coletadas no metrô de São Paulo?
Sobre o Tampinha Legal
O projeto, como explica a reportagem, é coordenado pelo Instituto SustenPlást, do Rio Grande do Sul, com o apoio do Movimento Plástico Transforma, este um dos maiores programas socioambientais de caráter educativo em economia circular vindo da indústria de transformação do plástico da América Latina.
As tampinhas recolhidas são separadas por projetos sociais e vendidas para reciclagem, gerando renda.
A própria equipe do programa Tampinha Legal vende o material no mercado pelo melhor preço e repassa o dinheiro. Fechando o ciclo, a indústria reutiliza o plástico como resina PCR para fabricar novos objetos como cadeiras, baldes e caixas.
“Em pouco mais de seis anos, foram recolhidas, em nove estados brasileiros, mais de 638 milhões de tampinhas. Isso representa 1.148 toneladas de plástico que retornaram para a indústria pela reciclagem – em vez de ir para aterros e lixões – e 2.250 toneladas de dióxido de carbono (CO2) que deixaram de ser emitidas na atmosfera.”
E a colaboração é muito simples! Qualquer pessoa pode juntar suas tampinhas plásticas – e não só as de garrafas – e depositar nos pontos de coleta Tampinha Legal.
Tampinha Legal na Plástico Brasil
E é claro que a ação não estaria de fora da Plástico Brasil 2023, a feira internacional do plástico!
Além da coleta de tampinhas, com baús distribuídos em pontos estratégicos do pavilhão e também em empresas expositoras parceiras do Instituto SustenPlást, o projeto Tampinha Legal também se apresentou no Parque de Ideias.
Assista na Plástico Brasil Xperience à palestra com Alfredo Schmitt, presidente do Instituto SustenPlást, e Simara Souza, gerente do projeto.